SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Os significados e as relações dos idosos com as drogasDimensões teórico-práticas na formação do enfermeiro: crenças e atitudes relacionadas ao alcoolismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

TISOTT, Zaira Letícia et al. Concepção de residentes multiprofissionais sobre gestão de serviços de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 140-147. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p140-147.

OBJETIVO: apreender a concepção de profissionais de saúde, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, acerca do processo de Gestão Pública de Serviços de Saúde Mental e compreender a influência do processo de gestão na formação dos profissionais residentes. MÉTODO: Pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com 13 profissionais residentes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise temática. RESULTADOS: Observou-se a importância de o gestor em saúde possuir conhecimentos referentes à saúde mental e às políticas que a regem. Ainda, a participação de residentes na gestão contribui na formação profissional. CONCLUSÃO: Conclui-se que a gestão implica diretamente nos processos de trabalho da equipe e dos profissionais residentes.

Palavras-chave : Saúde Mental; Serviços Comunitários de Saúde Mental; Gestão em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License