SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Conception of multiprofessional residents on the management of mental health servicesResilience in children and adolescents victims of early life stress and maltreatment in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

TAVARES, Marcus Luciano de Oliveira; REINALDO, Amanda Márcia dos Santos  and  SILVEIRA, Belisa Vieira da. Dimensões teórico-práticas na formação do enfermeiro: crenças e atitudes relacionadas ao alcoolismo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 148-155. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p148-155.

OBJETIVO: Identificar as crenças e atitudes de estudantes de enfermagem em relação ao tratamento de pacientes alcoolistas. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva, desenvolvida com 117 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Utilizou-se a escala de "Atitudes e Crenças Sobre o Alcoolismo". RESULTADOS: Os estudantes compreendem a importância do enfermeiro no diagnóstico precoce dos sinais e sintomas do alcoolismo, da abstinência e das possibilidades assistenciais para a área, mas se sentem despreparados e inseguros frente ao fenômeno multidisciplinar que é o alcoolismo. CONCLUSÃO: Percebe-se a necessidade de maior inserção teórico-prática acerca do uso de álcool e outras drogas no currículo de enfermagem.

Keywords : Alcoolismo; Estudantes de Enfermagem; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License