SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Concepção de residentes multiprofissionais sobre gestão de serviços de saúde mentalResiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

TAVARES, Marcus Luciano de Oliveira; REINALDO, Amanda Márcia dos Santos  e  SILVEIRA, Belisa Vieira da. Dimensões teórico-práticas na formação do enfermeiro: crenças e atitudes relacionadas ao alcoolismo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 148-155. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p148-155.

OBJETIVO: Identificar as crenças e atitudes de estudantes de enfermagem em relação ao tratamento de pacientes alcoolistas. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva, desenvolvida com 117 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Utilizou-se a escala de "Atitudes e Crenças Sobre o Alcoolismo". RESULTADOS: Os estudantes compreendem a importância do enfermeiro no diagnóstico precoce dos sinais e sintomas do alcoolismo, da abstinência e das possibilidades assistenciais para a área, mas se sentem despreparados e inseguros frente ao fenômeno multidisciplinar que é o alcoolismo. CONCLUSÃO: Percebe-se a necessidade de maior inserção teórico-prática acerca do uso de álcool e outras drogas no currículo de enfermagem.

Palavras-chave : Alcoolismo; Estudantes de Enfermagem; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License