SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Dimensiones teórico-prácticas en la formación del enfermero: creencias y actitudes relacionadas con el alcoholismoEvidencias científicas sobre el uso terapéutico de marihuana a personas atendidas en Servicios de Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

CAMARGO, Isabela Masucci de Lima et al. Resiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 156-166. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p156-166.

Este estudo teve como objetivo caracterizar a resiliência em crianças e adolescentes que sofreram abusos na infância a partir de revisão da literatura científica. Revisão integrativa com evidências da literatura, nas bases de dados Web of Science, PubMed/Medline e PsycInfo, com os descritores resilience, psychological e child abuse. Foram encontrados 17 artigos, no período de 2011 e 2015. De acordo com a produção científica analisada, encontrou-se que os abusos na infância têm relação negativa com o desenvolvimento da resiliência e favorável ao surgimento de sintomatologia depressiva e ansiosa. Fatores como o apoio social e familiar apresentam relação positiva com a resiliência. Conclui-se que o desenvolvimento da resiliência em crianças e adolescentes vítimas de abuso pode atuar como fator protetor para estes indivíduos.

Palabras clave : Resiliência Psicológica; Estresse Psicológico; Maus-tratos Infantis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License