SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Dimensões teórico-práticas na formação do enfermeiro: crenças e atitudes relacionadas ao alcoolismoEvidências científicas sobre o uso terapêutico da maconha para as pessoas que frequentam os serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CAMARGO, Isabela Masucci de Lima et al. Resiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 156-166. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p156-166.

Este estudo teve como objetivo caracterizar a resiliência em crianças e adolescentes que sofreram abusos na infância a partir de revisão da literatura científica. Revisão integrativa com evidências da literatura, nas bases de dados Web of Science, PubMed/Medline e PsycInfo, com os descritores resilience, psychological e child abuse. Foram encontrados 17 artigos, no período de 2011 e 2015. De acordo com a produção científica analisada, encontrou-se que os abusos na infância têm relação negativa com o desenvolvimento da resiliência e favorável ao surgimento de sintomatologia depressiva e ansiosa. Fatores como o apoio social e familiar apresentam relação positiva com a resiliência. Conclui-se que o desenvolvimento da resiliência em crianças e adolescentes vítimas de abuso pode atuar como fator protetor para estes indivíduos.

Palavras-chave : Resiliência Psicológica; Estresse Psicológico; Maus-tratos Infantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License