SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Resiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ACOSTA, Leslie del Carmen Luza  e  VENTURA, Carla Aparecida Arena. Evidências científicas sobre o uso terapêutico da maconha para as pessoas que frequentam os serviços de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 167-174. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p167-174.

Esta revisão integrativa tem como objetivo "identificar, sintetizar e avaliar a evidência científica disponível sobre o uso terapêutico da maconha em pessoas tratadas em diferentes serviços de saúde". Para a seleção dos artigos trabalhou no LILACS, CINAHL, MEDLINE, e outros como WOS (Web of Science) e de dados Scopus; após uma busca em idiomas, espanhol, português e inglês, foram identificadas noventa artigos. A seleção final seis artigos considerados; a análise mostra que existem lacunas na evidência sobre o efeito terapêutico da cannabis. Eles sugerem alguns efeitos positivos; uso dose recomendada de acordo com patologias presentes em pessoas.

Palavras-chave : Marihuana; therapeutic use; health care services; health care centers; Maconha; Uso Terapéutico; Os Serviços de Saúde; Centros de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License