SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Factores asociados con la aparición de estrés en una muestra de estudiantes universitarios de enfermeríaFactores asociados con la depresión posparto en las mujeres en situación de vulnerabilidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BOSKA, Gabriella de Andrade et al. Vulnerabilidade para o comportamento sexual de risco em usuários de álcool e outras drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.4, pp. 189-195. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p189-195.

OBJETIVOS: avaliar a associação entre o uso de álcool e outras drogas, variáveis sóciodemográficas e aspectos psicossociais, com o comportamento sexual de risco dos usuários. MÉTODOS: pesquisa quantitativa transversal, entrevistados 110 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad) com o instrumento Avaliação Global das Necessidades Individuais. Utilizou-se a Escala de Risco Sexual, características sociodemográficas, dias de uso de drogas e demais subescalas do instrumento. RESULTADOS: o comportamento sexual de risco foi significativo em usuários que estavam a mais dias em uso de crack, em situação de rua e mais graves em aspectos psicossociais. CONCLUSÃO: fatores do cotidiano dos usuários tem influências importantes sobre o comportamento sexual de risco e doenças sexualmente transmissíveis.

Palabras clave : Saúde Sexual; Fatores de Risco; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License