SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Fatores associados ao aparecimento do estresse em uma amostra de estudantes de enfermagem universitáriosFatores associados à Depressão Pós-Parto em mulheres em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BOSKA, Gabriella de Andrade et al. Vulnerabilidade para o comportamento sexual de risco em usuários de álcool e outras drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.4, pp. 189-195. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p189-195.

OBJETIVOS: avaliar a associação entre o uso de álcool e outras drogas, variáveis sóciodemográficas e aspectos psicossociais, com o comportamento sexual de risco dos usuários. MÉTODOS: pesquisa quantitativa transversal, entrevistados 110 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad) com o instrumento Avaliação Global das Necessidades Individuais. Utilizou-se a Escala de Risco Sexual, características sociodemográficas, dias de uso de drogas e demais subescalas do instrumento. RESULTADOS: o comportamento sexual de risco foi significativo em usuários que estavam a mais dias em uso de crack, em situação de rua e mais graves em aspectos psicossociais. CONCLUSÃO: fatores do cotidiano dos usuários tem influências importantes sobre o comportamento sexual de risco e doenças sexualmente transmissíveis.

Palavras-chave : Saúde Sexual; Fatores de Risco; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License