SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Vulnerabilidade para o comportamento sexual de risco em usuários de álcool e outras drogasAvaliação de uma intervenção preventiva em motoristas usuários e não usuários de álcool - um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ANDRADE, André Luiz Monezi et al. Fatores associados à Depressão Pós-Parto em mulheres em situação de vulnerabilidade social. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.4, pp. 196-204. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p196-204.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar possíveis fatores associados com a depressão pós-parto (DPP), como o uso de substâncias e o suporte psicossocial em uma amostra de 102 mulheres em situação de vulnerabilidade social. O estudo foi realizado com puérperas que residiam provisoriamente no alojamento de um Hospital Maternidade público. Aproximadamente 20% das puérperas apresentaram critérios para a DPP além de um padrão de uso de álcool e maconha superior àquelas que não tinham o transtorno. Observou-se também associação entre violência, falta de suporte psicológico e apoio familiar com a DPP. Observou-se uma associação entre a DPP com outras comorbidades de modo que algumas variáveis estudadas possam estar envolvidas na etiologia e manutenção deste transtorno.

Palavras-chave : Transtorno Depressivo; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Período Pós-Parto; Vulnerabilidade Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License