SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4A percepção dos moradores em relação aos Serviços Residenciais Terapêuticos: satisfação, liberdade e novo núcleo familiarMetilfenidato e melhoramento cognitivo em universitários: um estudo de revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FERNANDES, Márcia Astrês et al. Uso de substâncias psicoativas por profissionais de saúde: Revisão Integrativa . SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.4, pp. 221-231. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p221-231.

Objetivou-se conhecer quais fatores levam os profissionais de saúde a utilizarem substâncias psicoativas, identificar as mais utilizadas e as consequências para vida do trabalhador. Trata-se de uma revisão integrativa, com buscas na biblioteca virtual em saúde, que resultou em 88 artigos, dos quais após avaliação restaram-se 12. Constatou-se que os fatores desencadeadores estavam relacionados à cobrança no trabalho, riscos ambientais e individuais e que apesar de reconhecerem os riscos do uso, consumiam drogas de ação central. Conclui-se que se faz importante a realização de pesquisas sobre o perfil profissional com o intuito de implementar ações preventivas em saúde para esta população. 

Palavras-chave : Profissionais da Saúde; Saúde do Trabalhador; Abuso de Substâncias Psicoativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License