SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1La identificación del consumo de sustancias entre los individuos con diagnóstico de esquizofrenia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BENINCASA, Miria et al. A influência das relações e o uso de álcool por adolescentes*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 5-11. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000357.

O álcool é a substância cada vez mais presente no consumo de adolescentes. O presente estudo teve como objetivo descrever sobre uso de álcool e a qualidade das relações sociais entre familiares, amigos e identificar como estas influenciam no consumo de álcool. Trata-se de um estudo transversal cujos dados coletados foram com uma amostra de 2423 estudantes, matriculados no Ensino Médio. Os dados expressam a significante presença do álcool nas relações e a ligação de uso com as relações tanto familiares como sociais de pares, independente da qualidade percebida nessas relações. Os dados são relevantes para se pensar na efetividade das intervenções de políticas públicas considerando os vínculos familiares e sociais.

Palabras clave : Adolescência; Álcool; Família; Estudantes; Grupos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License