SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A influência das relações e o uso de álcool por adolescentes*Cuidado de enfermagem na perspectiva do sujeito do inconsciente e sua contribuição ao Projeto Terapêutico Singular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CONTIN, Mayara Rodrigues; CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça; VIEIRA, Fernanda de Sousa  e  ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi. Identificação do consumo de substâncias psicoativas entre indivíduos com esquizofrenia*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 12-19. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000380.

Este estudo teve por objetivo identificar o consumo problemático de substâncias em uma amostra de 45 pessoas diagnosticadas com esquizofrenia, tratadas em Centro de Atenção Psicossocial II, e verificar a associação desse consumo a características sociodemográficas e clínicas dos participantes. Estudo transversal. Foram aplicados questionários sobre as substâncias mais consumidas ao longo da vida: tabaco (67%), álcool (73%) e maconha (22%). Dos participantes, 62% faziam uso problemático de pelo menos uma droga. Encontrou-se associação entre uso problemático de substâncias e satisfação financeira, impulsividade e experiências de discriminação. Conhecer as características relacionadas ao uso de drogas entre pessoas em tratamento para esquizofrenia auxilia a propor estratégias de cuidado para essa população.

Palavras-chave : Comorbidade; Esquizofrenia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License