SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1La identificación del consumo de sustancias entre los individuos con diagnóstico de esquizofreniaTrastornos psiquiátricos en usuarios de sustancias psicoativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PINTOR, Laís Angelina; TOLEDO, Vanessa Pellegrino  y  GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti. Cuidado de enfermagem na perspectiva do sujeito do inconsciente e sua contribuição ao Projeto Terapêutico Singular. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 20-27. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000395.

OBJETIVO: construir uma proposta de cuidado de enfermagem a partir da leitura do sujeito do inconsciente, por meio do método da Construção de Caso Clínico em Saúde Mental, apontando sua contribuição para o Projeto Terapêutico Singular. MÉTODO: realizou-se a construção de caso clínico de um paciente frequentador de um Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal de saúde de Campinas. RESULTADOS: foram ordenados, por cotejamento, os principais significantes do discurso do sujeito, da família e da instituição. CONCLUSÃO: o cuidado de enfermagem ao paciente psicótico, fundamentado na singularidade, possibilita construir novos efeitos terapêuticos, pode favorecer que o paciente retome sua posição de sujeito e traz a contribuição do enfermeiro ao Projeto Terapêutico Singular.

Palabras clave : Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Psicanálise; Individualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License