SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Identificação do consumo de substâncias psicoativas entre indivíduos com esquizofrenia*Transtornos psiquiátricos menores em usuários de substâncias psicoativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PINTOR, Laís Angelina; TOLEDO, Vanessa Pellegrino  e  GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti. Cuidado de enfermagem na perspectiva do sujeito do inconsciente e sua contribuição ao Projeto Terapêutico Singular. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 20-27. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000395.

OBJETIVO: construir uma proposta de cuidado de enfermagem a partir da leitura do sujeito do inconsciente, por meio do método da Construção de Caso Clínico em Saúde Mental, apontando sua contribuição para o Projeto Terapêutico Singular. MÉTODO: realizou-se a construção de caso clínico de um paciente frequentador de um Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal de saúde de Campinas. RESULTADOS: foram ordenados, por cotejamento, os principais significantes do discurso do sujeito, da família e da instituição. CONCLUSÃO: o cuidado de enfermagem ao paciente psicótico, fundamentado na singularidade, possibilita construir novos efeitos terapêuticos, pode favorecer que o paciente retome sua posição de sujeito e traz a contribuição do enfermeiro ao Projeto Terapêutico Singular.

Palavras-chave : Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Psicanálise; Individualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License