SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Cuidado de enfermagem na perspectiva do sujeito do inconsciente e sua contribuição ao Projeto Terapêutico SingularAtitudes de estudantes iniciantes da graduação em enfermagem diante do paciente alcoolista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVEIRA, Karine Langmantel; OLIVEIRA, Michele Mandagará de  e  ALVES, Poliana Farias. Transtornos psiquiátricos menores em usuários de substâncias psicoativas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 28-36. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000404.

OBJETIVO: verificar a prevalência de Transtornos Psiquiátricos Menores de acordo com o perfil demográfico e socioeconômico, com o tipo de droga utilizada e com as condições de saúde dos usuários de crack, álcool e outras drogas. METODOLOGIA: estudo transversal, com amostra de 505 usuários. Utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire para verificação da prevalência dos transtornos. RESULTADOS: a prevalência encontrada foi de 28,7%, sendo superior entre usuários de crack, mulheres, negros, divorciados ou viúvos, desempregados, entrevistados com problema de saúde, autoavaliação de saúde ruim e que estão insatisfeitos com relacionamentos familiares. CONCLUSÃO: constatou-se que a presença dos Transtornos Psiquiátricos Menores pode estar relacionada com alguns fatores que incluem não apenas as características individuas, mas também questões sociais, culturais, econômicas, entre outras.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias; Usuários de Drogas; Transtornos Psiquiátricos Menores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License