SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Transtornos psiquiátricos menores em usuários de substâncias psicoativasAtitudes dos professores de ensino fundamental e médio frente ao uso de substâncias psicoativas* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RODRIGUES, Samuel Barroso  e  SOUZA, Jacqueline de. Atitudes de estudantes iniciantes da graduação em enfermagem diante do paciente alcoolista. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 37-44. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000405.

OBJETIVO: analisar as atitudes de alunos iniciantes do curso de graduação em enfermagem diante do alcoolista. MÉTODO: estudo quanti-qualitativo, no qual foi aplicada a Escala de Atitudes Frente ao Álcool e ao Alcoolista, um questionário sociodemográfico e realizada uma simulação realística. RESULTADOS: as atitudes foram mais positivas e houve associação significativa entre a atitude e a faixa etária (p = 0,014). Identificaram-se três categorias: 1) Aspectos de âmbito comportamental; 2) Aspectos de âmbito conceitual; e 3) Aspectos de âmbito emocional. CONCLUSÃO: é importante conhecer as atitudes dos estudantes diante do alcoolista por meio de abordagens também qualitativas a fim de que as práticas educacionais lhes assegurem um preparo mais adequado no cuidado prestado a essa clientela.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao uso de Álcool; Alcoolismo; Estudantes de Enfermagem; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License