SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Atitudes de estudantes iniciantes da graduação em enfermagem diante do paciente alcoolistaInfluência da mídia televisiva no consumo de bebidas alcoólicas por universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PEREZ, Ana Beatriz Nogueira; ZERBETTO, Sônia Regina  e  GONCALVES, Angelica Martins de Souza. Atitudes dos professores de ensino fundamental e médio frente ao uso de substâncias psicoativas*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.1, pp. 45-51. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000406.

O objetivo do estudo foi avaliar as atitudes dos professores de Ensino Fundamental e/ou Médio diante do uso de substâncias psicoativas, em sua função laboral. Trata-se de estudo descritivo e transversal. Participaram 75 professores de quatro instituições municipais e estaduais de dois municípios, que responderam um questionário contendo informações sociodemográficas e Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire. Utilizaram-se estatísticas descritivas e inferenciais para análise dos dados. Os resultados mostraram indiferença dos professores acerca do tema; aqueles que já haviam participado de capacitação tiveram atitudes mais negativas; os do sexo masculino, entretanto, atitudes mais positivas. Concluiu-se que tais atitudes evidenciam emergência de ações coletivas, preventivas que vinculem saúde e educação.

Palavras-chave : Drogas Ilícitas; Saúde Escolar; Capacitação de Professores; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License