SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Education in mental health and psychiatric nursing at the undergraduate nursing course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

VANGRELINO, Ana Cristina dos Santos et al. Acolhimento de usuários de substâncias psicoativas pela equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial III*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 65-72. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000321.

O objetivo da pesquisa foi verificar como a equipe multiprofissional de um Centro de Atenção Psicossocial acolhe usuários de substâncias psicoativas. Os dados foram coletados por observação participante e entrevista semiestruturada. As categorias de análise foram: contexto do trabalho em equipe, antirrelação com a droga e relação com a pessoa. Concluiu-se que há distanciamento da equipe de enfermagem em relação à equipe multiprofissional, acolhimento pautado no modelo biomédico e na abstinência da droga e algumas iniciativas de relacionamento com o usuário. A contribuição configura-se pelo acolhimento articulado à tecnologia relacional, pautada em princípios como empatia, atitude orientadora, genuinidade e congruência, potencializando a relação com a pessoa e minimizando a antirrelação da equipe com a droga.

Keywords : Acolhimento; Saúde Mental; Usuários de Drogas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License