SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2La necesidad de la acogida nocturna en un Centro De Atención Psicosocial: percepciones de la persona que consume drogasQuejas psicológicas y consumo de drogas en universitarios atendidos en un servicio de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

AVILA, Ana Beatriz et al. Criação parental associada ao uso de drogas e transtornos mentais em adolescentes infratores. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 92-98. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000398.

OBJETIVO: conhecer a relação entre o criação parental, consumo de drogas e alterações da saúde mental em adolescentes infratores. MÉTODOS: o tipo de estudo foi descritivo-correlacional de corte transversal. A amostra se compôs por 49 adolescentes infratores. RESULTADOS: mostram que ainda que no se tenha encontrado uma relação significativa, adicionalmente se encontraram associações entre o consumo de drogas com alterações da saúde mental; a substância preferida pelos adolescentes foi a maconha. CONCLUSÃO: desta forma, a enfermagem, ao realizar, uma valoração preventiva, poderia identificar alteração em saúde física e mental para oferecer estratégias que promovam estilos de vida saudáveis e canalizar espaços adequados de atenção aos que precisam de atenção especializada.

Palabras clave : Responsabilidade Parental; Transtornos Mentais; Delinquência Juvenil; Drogas Ilícitas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License