SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Criação parental associada ao uso de drogas e transtornos mentais em adolescentes infratoresO conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RONDINA, Regina de Cassia; PIOVEZZANI, Caio Augusto Teixeira; OLIVEIRA, Debora Chiararia de  e  MARTINS, Raul Aragão. Queixas psicológicas e consumo de drogas em universitários atendidos em núcleo de assistência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 99-107. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000420.

OBJETIVO: investigar a relação entre queixas psicológicas e prevalência de consumo de drogas entre universitários atendidos em núcleo de assistência psicológica. METODOLOGIA: realizou-se um levantamento em uma universidade paulista sobre as queixas que motivaram a busca pelo serviço de Psicologia e o padrão de consumo de drogas informado pela clientela. RESULTADOS: dentre 165 estudantes avaliados, 76,4% são do sexo feminino. As principais queixas foram relacionadas a humor depressivo e dificuldades na esfera dos relacionamentos afetivos, sociais e familiares. O percentual dos que informaram consumir maconha foi maior entre participantes com queixas de humor depressivo, dificuldades em relacionamentos interpessoais e condutas do espectro suicida, em comparação a estudantes sem essas queixas. CONCLUSÃO: programas de natureza preventiva e/ou terapêutica poderiam promover melhorias na qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave : Drogas; Universitários; Assistência Psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License