SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2El concepto de salud mental para profesionales de salud: un estudio transversal y cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

YOSETAKE, Ana Luiza et al. Estresse percebido em graduandos de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 117-124. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000336.

O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis de estresse percebido em alunos de graduação de uma universidade do Estado de São Paulo. Foram utilizados instrumentos para a avaliação sociodemográfica e de identificação de estressores no espaço acadêmico e a Perceived Stress Scale, para a mensuração do estresse percebido. Após análise dos dados, foram encontrados como principais resultados a sobrecarga descrita pelas participantes, bem como estressores relacionados ao curso e dificuldades no manejo do estresse. Dessa forma, conclui-se que a rotina do estudante, somada à falta de tempo livre e de redes de apoio, pode ter influência na saúde mental e na percepção do estresse dos sujeitos.

Palabras clave : Estresse; Estudantes; Enfermagem Psiquiátrica; Enfermagem; Saúde Mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License