SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Auriculoterapia como cuidado de enfermagem na diminuição do consumo de maconha e cocaína author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SILVA, Isabella de Freitas et al. Competências sociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.3, pp. 128-135. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000346.

Este estudo teve como objetivo verificar a influência dos jogos teatrais nas competências sociais de pessoas com diagnósticos de transtornos mentais de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Pesquisa qualitativa, utilizando o Fichário de Jogos Teatrais de Viola Spolin; um guia de técnicas teatrais para a realização dos jogos e um roteiro de entrevista aplicado aos participantes do estudo, antes e após os oito encontros, baseado na Escala de Avaliação de Competência Social em Pacientes Psiquiátricos. Os resultados mostraram que os jogos tiveram influência positiva nas competências sociais e sinalizaram terem um grande potencial para serem transformados em oficinas terapêuticas nos CAPS.

Keywords : Psiquiatria; Centros de Reabilitação; Terapia pela Arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License