SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Auriculoterapia como cuidado de enfermagem na diminuição do consumo de maconha e cocaínaSayings about abusive use of alcohol and other drugs: meanings and life stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

ARAUJO, Claudineia Matos de; VIEIRA, Carla Xavier  and  MASCARENHAS, Claudio Henrique Meira. Prevalência do consumo de drogas lícitas e ilícitas por estudantes universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.3, pp. 144-150. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000342.

OBJETIVO: avaliar o consumo de drogas lícitas e ilícitas por estudantes universitários e investigar associação com variáveis sociodemográficas. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal, com 429 estudantes de 18-24 anos,responderam ao questionário sociodemográfico e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras Substâncias. Utilizou-se estatística descritiva, testes do qui-quadrado de Fischer. RESULTADOS: as drogas mais utilizadas foram álcool, derivados do tabaco e hipnóticos/sedativos. O sexo masculino teve associação com maior uso de drogas como tabaco e maconha e consumo sugestivo de abuso para álcool. CONCLUSÃO: conclui-se que o álcool prevalece como substância mais utilizada, pertencer ao sexo masculino e não possuir religião, morar longe dos pais/parentes são fatores que podem influenciar no uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Keywords : Estudantes; Drogas Ilícitas; Epidemiologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License