SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Assessment of alcohol consumption among adolescents and the associated problemsHealthcare of women crack users during pregnancy: bibliographic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

FERNANDES, Raquel Helena Hernandez  and  VENTURA, Carla Aparecida Arena. O auto-estigma dos usuários de álcool e drogas ilícitas e os serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.3, pp. 177-184. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000367.

OBJETIVOS: identificar, analisar e sintetizar evidências científicas sobre a relação entre o estigma existente nos serviços de saúde no que se refere aos usuários de álcool e drogas ilícitas e o auto-estigma destes usuários. MÉTODO: revisão integrativa da literatura, através de cinco etapas distintas. RESULTADOS: do total de artigos encontrados nas bases de dados, 07 foram selecionados e analisados, resultando nas categorias "O estigma público nos serviços de saúde" e "A relação entre o estigma nos serviços de saúde e o auto-estigma em usuários de álcool e drogas ilícitas". CONCLUSÃO: o auto-estigma é influenciado pelo estigma público propagado, principalmente, por autoridades e por profissionais de saúde. Uma das alternativas para atenuar o cenário do auto-estigma é o apoio social.

Keywords : Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Álcool; Auto-Estigma; Estigma Internalizado; Serviços de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License