SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The confrontation of the stigma experienced by women / mothers who use crackDesfecho perinatal em gestantes usuárias de drogas atendidas em um centro especializado [title language="en"]Perinatal outcomes in pregnant drug users attended at a specialized center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SILVA, Aline Conceição  and  BOTTI, Nadja Cristiane Lappann. Uma investigação sobre automutilação em um grupo da rede social virtual Facebook*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.4, pp. 203-210. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000355.

Com o objetivo de identificar a composição e estrutura de um grupo de automutilação em rede social virtual foi realizada pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisadas 103 postagens textuais e imagéticas, a partir da análise de conteúdo de Bardin, de um grupo sobre automutilação no Facebook no período de 2014-2015. As categorias, composição e estrutura do grupo de automutilação no Facebook, que emergiram abordam características identitárias que permeiam os participantes do grupo e contexto da prática de automutilação e atitudes de engajamento ao grupo. Ressalta-se que as características identitárias e estruturais encontradas que operacionalizam a funcionalidade de um grupo de automutilação na internet colaboram para a compreensão do comportamento e contribuem para prática profissional infanto-juvenil.

Keywords : Automutilação; Adolescente; Internet.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License