SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Sinais de risco para o suicídio em mulheres com história de violência doméstica*Prevalência do consumo de substâncias psicotrópicas por motoristas de ônibus urbano: uma revisão sistemática* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SAWICKI, Wanda Cristina; FRAM, Dayana Souza  e  BELASCO, Angélica Gonçalves Silva. Intervenção breve aplicada a universitários consumidores de risco de bebidas alcoólicas*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.4, pp. 226-233. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000414.

OBJETIVO: investigar o consumo de álcool entre universitários de enfermagem e avaliar intervenção breve para abusadores de álcool. MÉTODO: estudo longitudinal, experimental. Dados coletados por questionário autoaplicável e três instrumentos. Análise estatística descritiva e utilização de testes específicos. RESULTADOS: participaram 36 universitários e as drogas mais utilizadas foram: álcool (vodka, cerveja), tabaco e maconha. Idade do primeiro uso de álcool: 15 anos; repercussões após uso: quedas, cefaleia, vômitos e amnésia; e os motivos para consumo: social, sensação e prazer. Intervenção breve diminuiu significativamente o consumo de risco entre os abusadores. Entre os bebedores de baixo risco, metade referiu estar preparada para diminuir o consumo. CONCLUSÃO: intervenção breve diminui significativamente o padrão de consumo de álcool, promovendo a saúde.

Palavras-chave : Estudantes; Enfermagem; Álcool; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License