SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Intervención breve aplicada a universitarios consumidores de riesgo de bebidas alcohólicasEfectos del consumo de drogas por los padres en el desarrollo y la salud mental de los niños: revisión integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BARBOSA, Luciano Augusto da Silva; ANDRADE, André Luiz Monezi; OLIVEIRA, Lúcio Garcia de  y  MICHELI, Denise De. Prevalência do consumo de substâncias psicotrópicas por motoristas de ônibus urbano: uma revisão sistemática*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2018, vol.14, n.4, pp. 234-244. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000400.

OBJETIVO: investigar a prevalência do consumo de substâncias psicotrópicas por motoristas de ônibus urbano através da revisão de estudos publicados sobre o consumo de drogas por essa população e identificar a associação entre esse consumo e as variáveis sociodemográficas e ocupacionais inerentes à profissão. MÉTODO: revisão sistemática de literatura utilizando as bases MEDLINE, LILACS, SciELO, EMBASE, PsycINFO e CAPES, utilizando-se os descritores: motoristas de ônibus, motoristas de ônibus urbano, uso de drogas e consumo de drogas, de julho a dezembro de 2015. RESULTADOS: esses profissionais estão cotidianamente expostos a importantes fatores estressores ocupacionais e o consumo de drogas pode estar relacionado a uma estratégia negativa de enfrentamento do estresse. O uso de drogas entre esses profissionais é preocupante, bem como a evidente relação entre esse uso e a ocorrência de acidentes de trânsito. CONCLUSÃO: estressores inerentes à profissão e respostas pouco eficazes ao estresse podem levar tais profissionais ao uso de substâncias psicotrópicas. Faz-se necessária a realização de estudos sobre a prevalência do consumo de drogas em uma amostra significativa de motoristas de ônibus urbano.

Palabras clave : Psicotrópicos; Epidemiologia. Revisão; Condução de Veículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License