SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Qualidade de vida e uso abusivo de álcool: relação em moradores da comunidade quilombola Lagoa dos Índios*Potencialidades e desafios do trabalho da equipe itinerante no cuidado ao usuário de drogas* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Andrécia Cósmem da et al. Prevalência e fatores associados ao transtorno mental comum em assentados rurais*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 23-31. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000379.

OBJETIVO: estimar prevalência e fatores associados ao transtorno mental comum em moradores de um assentamento rural. MÉTODOS: estudo transversal realizado em 162 residentes de assentamento localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Foi aplicado questionário semiestruturado, a probabilidade de transtorno mental comum obtida através do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e a funcionalidade familiar foi avaliada pelo instrumento APGAR de Família. Os dados foram analisados no programa STATA. RESULTADOS: a prevalência de probabilidade de transtorno mental comum foi estimada com intervalo de confiança de 95%. Foi utilizada a análise de regressão de Poisson com variância robusta para avaliar a associação entre transtorno mental comum e potenciais preditores. A prevalência de possibilidade de transtorno mental foi de 24,1%. As variáveis "sexo feminino", "exposição à violência" e "uso de hipnóticos/sedativos" foram associadas. CONCLUSÃO: verificou-se que tais preditores devem ser considerados na atenção à saúde dessa população, no que tange às práticas de prevenção e promoção da saúde, além de refletir a necessidade de articulação de políticas públicas que aproximem a população rural e o setor saúde, independentemente de barreiras territoriais.

Palavras-chave : Prevalência; População Rural; Transtornos Mentais; Atenção Primária à Saúde; Prevalencia; Población Rural; Trastornos Mentales; Atención Primaria de Salud.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License