SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Potencialidades e desafios do trabalho da equipe itinerante no cuidado ao usuário de drogas*A pedra é o meu remédio: usuários de crack na percepção da própria saúde* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ZANOTI-JERONYMO, Daniela Viganó et al. Violência na infância, exposição a violência parental e abuso e/ou dependência de álcool na idade adulta*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 40-49. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000390.

Este artigo examina a associação entre o histórico de violência na infância e a dependência e uso nocivo de álcool na idade adulta. Uma amostra probabilística multiestagio foi usada para selecionar 3.007 indivíduos de 14 anos de idade ou mais, dos lares brasileiros, entre novembro de 2005 e abril de 2006. As análises mostraram a existência de associação entre o histórico de abuso físico e exposição à violência parental (p<0,001). O modelo de regressão multinomial mostrou uma associação entre o histórico de violência na infância e a dependência de álcool na idade adulta. As variáveis de maior impacto na chance para dependência do álcool foram sexo masculino, exposição à violência parental e histórico de abuso físico. Desta forma, observou-se que quanto maior o grau de exposição, maior a porcentagem de violência severa sofrida na infância. Os resultados corroboram com prévios achados que sugerem que um histórico positivo de violência na infância é um componente importante na etiologia dos transtornos decorrentes do consumo de álcool.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Abuso na Infância; Violência Parental; Dependência e Abuso de Álcool; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License