SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Violência na infância, exposição a violência parental e abuso e/ou dependência de álcool na idade adulta*Adesão ao tratamento: percepção de adolescentes dependentes químicos* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BICA, Suélen Cardoso Leite; OLIVEIRA, Michele Mandagará de  e  CRUZ, Vania Dias. A pedra é o meu remédio: usuários de crack na percepção da própria saúde*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 50-56. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151787.

OBJETIVO: conhecer a percepção de usuários de crack sobre a sua saúde. MÉTODO: realizou­‑se uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, com 14 pessoas que faziam uso de crack cadastradas na Estratégia de Redução de Danos da cidade de Pelotas/RS, em janeiro de 2012. RESULTADOS: os participantes deste estudo possuem uma boa percepção de sua saúde, referindo o uso da droga como uma forma de aliviar as dores e sofrimentos do cotidiano. CONCLUSÃO: esses resultados enfatizam a subjetividade das questões relacionadas à saúde e da necessidade de uma rede articulada de serviços de saúde que respeitem os usuários enquanto cidadãos e trabalhem estratégias de autocuidado de acordo com suas necessidades de saúde.

Palavras-chave : Auto percepção; Cocaína Crack; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License