SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A pedra é o meu remédio: usuários de crack na percepção da própria saúde* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

GONCALVES, Jurema Ribeiro Luiz et al. Adesão ao tratamento: percepção de adolescentes dependentes químicos*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 57-83. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000415.

OBJETIVO: descrever a percepção de adolescentes sobre a adesão ao tratamento da dependência química. MÉTODO: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram onze adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), no interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando um instrumento semiestruturado, e após analisados através da técnica de análise de conteúdo. RESULTADOS: constatou-se que os vínculos estabelecidos, as atividades desenvolvidas e o apoio familiar facilitam a adesão ao tratamento, e a ordem judicial auxilia a frequência no serviço. CONCLUSÃO: conclui-se que a identificação e a compreensão dos fatores que interferem no processo de adesão ao tratamento possibilitam a elaboração de programas e abordagens terapêuticas adequadas e eficazes, pautadas nas necessidades dos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescente; Usuários de Drogas; Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License