SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Estratégias de enfrentamento do craving em dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

MONCADA, Maria Josefa Arcaya; BENDEZU, Daysi Coras  y  PILLON, Sandra Cristina. Uso de álcool e determinantes psicossociais entre estudantes de medicina e tecnologia médica. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 4-11. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.152345.

O estudo teve por objetivo avaliar o uso de álcool e as possíveis associações com os determinantes psicossociais em estudantes de medicina e tecnologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de San Marcos, Peru. O estudo é do tipo transversal da abordagem quantitativa realizados com 219 estudantes. O Teste de identificação do uso de álcool e os determinantes psicossociais relacionados ao álcool foram utilizados. A prevalência de uso de álcool no último ano foi de 69,5%, com predominância de uso pelo sexo masculino (71,6%), e jovens (79,9%). As associações foram entre o uso de álcool e o estresse, com predominância da sobrecarga acadêmica, esses dados são relevantes para o planejamento de ações preventivas do uso de álcool nessa população.

Palabras clave : Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool; Determinantes Sociais da Saúde; Educação; Graduação em Medicina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License