SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Uso de álcool e determinantes psicossociais entre estudantes de medicina e tecnologia médicaPlanejamento estratégico situacional em uma instituição psiquiátrica: contribuições e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CALHEIROS, Paulo Renato Vitória et al. Estratégias de enfrentamento do craving em dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas*Estrategias de afrontamiento en craving de dependiente de crack em tratamiento en Comunidades Terapéuticas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 12-19. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151541.

OBJETIVOS: identificar e descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas perante o craving por usuários de crack que estavam em tratamento internados em Comunidades Terapêuticas. MÉTODO: a amostra foi composta por 133 homens. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico e rastreio do uso de drogas, Mini-Exame do Estado Mental e uma Escala de Perguntas sobre craving. A análise utilizada foi a estatística descritiva e de frequências para análise exploratória com nível de significância de 5%. RESULTADOS: os participantes relataram um predomínio da categoria Força de Vontade e de comportamento de Esquiva em resposta ao craving. CONCLUSÃO: esses resultados são importantes contribuições na compreensão do enfrentamento do craving, sinalizando a importância do trabalho da prevenção de recaídas, da família e tratamentos eficazes.

Palavras-chave : Estratégias de Enfrentamento; Craving; Tratamento; Comunidades Terapêuticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License