SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Estratégias de enfrentamento do craving em dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas*A percepção de universitários sobre as consequências do beber pesado episódico* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LIMA, Francisca Fabiana Fernandes et al. Planejamento estratégico situacional em uma instituição psiquiátrica: contribuições e desafios. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 20-28. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000377.

OBJETIVO: aplicar o Planejamento Estratégico Situacional no serviço de enfermagem de uma instituição psiquiátrica. MÉTODO: pesquisa-ação em um hospital psiquiátrico do Nordeste Brasileiro, no período de dezembro/2015 a junho/2016, com a participação de 34 profissionais de enfermagem. Realizadas entrevistas e reuniões, as quais foram gravadas, transcritas e procedida análise de conteúdo. RESULTADOS: os problemas prioritários foram dimensionamento inadequado de pessoal, insegurança, falhas no gerenciamento de recursos materiais e déficit no cuidado integral prestado. Além disso, houve dificuldades para implementação - baixa governabilidade, comunicação deficiente e desmotivação profissional. CONCLUSÃO:  o planejamento estratégico situacional é útil para o delineamento das ações em saúde mental e sua eficácia depende do  comprometimento dos atores envolvidos.

Palavras-chave : Planejamento em Saúde; Saúde Mental; Hospitais Psiquiátricos; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License