SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Informação, crenças e atitudes de escolares acerca do uso de Álcool e outras DrogasConsumo de bebidas alcoólicas por estudantes de escolas públicas da cidade do Recife-PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

INOUE, Laryssa et al. Percepções de vida e perspectivas de futuro de usuários de drogas: compreender para cuidar*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 52-59. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000417.

OBJETIVO: descrever as perspectivas de futuro de sujeitos que fazem uso abusivo de drogas e suas percepções sobre a vida antes e durante o tratamento para dependência química. MÉTODO: pesquisa descritiva-exploratória qualitativa realizada no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas. Foram ouvidos 28 sujeitos utilizando grupo focal. Os relatos foram submetidos à Análise Temática. RESULTADOS:  emergiram três categorias: "O Viver inautêntico: percepções de vida antes do tratamento", "Reencontrando o caminho para o existir: percepções de vida durante o tratamento" e "Voltando a sonhar: perspectivas de futuro durante o tratamento". CONSIDERAÇÕES FINAIS:  para compreender esse cenário, é necessário intervir no problema de forma intersetorial incluindo não apenas os serviços de saúde, mas também as demais instituições.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Terapêutica; Pesquisa Qualitativa; Diretivas Antecipadas; Enfermagem; Usuários de Drogas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License