SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Life quality among consumers of psychoactive substances: evaluation of the Medical Outcomes Study Short Form 36 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma  and  SILVA, Marta Angelica Iossi. Consumo de álcool e drogas e participação em violência por adolescentes de uma região trinacional. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000403.

OBJETIVO: identificar a associação entre o consumo de drogas e álcool e a participação em violência de adolescentes da tríplice fronteira, de três municípios/países: Brasil, Paraguai e Argentina. MÉTODO: estudo descritivo transversal com 2788 adolescentes estudantes, com amostragem aleatória. RESULTADOS: consumo elevado de tabaco e álcool nos três municípios/países. As meninas consomem mais álcool, adolescentes argentinos consomem mais drogas. Os paraguaios como vítimas tem maiores chances para o consumo de álcool e drogas, os brasileiros como vítimas e vítimas/agressores tendem para o consumo de bebidas alcoólicas. CONCLUSÃO: a exposição à violência entre os adolescentes é alta quando é associada ao uso de álcool. Há a necessidade de intervenções como prevenção e educação em saúde nas escolas de uma região trinacional.

Keywords : Violência; Adolescente; Áreas de Fronteira; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Drogas Ilícitas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License