SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Consumo de álcool e drogas e participação em violência por adolescentes de uma região trinacionalPrevalência de depressão em servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CRUZ, Bárbara Lais da; SIMIONI, Patricia Ucelli  e  CARMO, Thais Adriana do. Qualidade de vida entre consumidores de substâncias psicoativas: avaliação do instrumento Medical Outcomes Study Short Form 36. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000422.

OBJETIVO: o presente trabalho teve por objetivo descrever a utilização e os resultados obtidos com o instrumento Medical Outcomes Study Short Form -36 item (SF-36) para avaliação de qualidade de vida de pessoas em situação de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA). MÉTODO: realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos e revistas científicas, dissertações e monografias. RESULTADOS: os estudos mostram que o uso de substâncias psicoativas traz prejuízos para saúde e qualidade de vida das pessoas. CONCLUSÃO: observa-se que o instrumento SF-36 se mostra válido e confiável para a avaliação da qualidade de vida entre consumidores de SPA e possui em seus domínios algumas dimensões que são bastante sensíveis a avaliação de aspectos da qualidade de vida desta população.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Avaliação; Etanol; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License