SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Calidad de vida entre los consumidores de sustancias psicoactivas: evaluación de Medical Outcomes Study Short Form 36Uso de sustancias psicoactivas entre estudiantes universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

MISSIATTO, Leandro Aparecido Fonseca; FEITOSA, Fabio Biasotto; RODRIGUEZ, Tomás Daniel Menéndez  y  MATHIS, Maria Alice Simões de. Prevalência de depressão em servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-6. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000423.

A depressão é o transtorno mental que mais cresce em incidência no mundo, gerando impacto de diversas ordens nas políticas de saúde coletiva dos países. Este estudo trata de uma pesquisa realizada com 132 servidores públicos do Instituto Nacional de Seguridade Social do estado de Rondônia cujo objetivo foi verificar a prevalência de depressão nessa amostra. Utilizou-se como instrumentos um questionário socioeconômico, elaborado pelos pesquisadores, e o Patient Health Questionnaire-9. Os resultados demonstram que a prevalência de depressão nesse grupo foi maior nos servidores do interior do estado, com alta escolarização e que permanecem estudando. Essas informações podem contribuir com a elaboração de específicas políticas de saúde mental para o contexto dos servidores do INSS/RO.

Palabras clave : Depressão; Prevalência; Servidores Públicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License