SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Prevalencia de depresión en servidores del Instituto Nacional de Seguridad SocialMedición de la fidelidad de intervenciones en salud mental basadas en la escuela: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SANTOS, Dominick Danielle Mendonça et al. Uso de substâncias psicoativas entre estudantes universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.148973.

O objetivo do estudo foi identificar o perfil do uso de substâncias psicoativas entre estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Nutrição. Trata-se de estudo transversal, quantitativo, exploratório e descritivo, com 567 estudantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados através da estatística descritiva. Nos resultados, verificou-se que 11,6% dos estudantes nunca experimentaram substâncias psicoativas na vida. As drogas mais prevalentes entre os universitários foram o álcool (n=501), tabaco (n=161), maconha (n=115) e cocaína (n=26). Conclui-se que o consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes é problema que deve ser enfrentado através da implantação de ações preventivas e de redução de danos.

Palabras clave : Saúde Mental; Atenção Primária a Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Saúde da Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License