SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Modelo bioecológico para o autocontrole do consumo de álcool e qualidade de vida no trabalhoAlterações mentais em trabalhadores de unidades de terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PUIG-LAGUNES, Ángel Alberto et al. Consumo de álcool entre estudantes mexicanos de bacharelado. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151938.

O consumo de álcool por jovens e adolescentes é um fenômeno mundial que tem aumentado nos últimos anos. OBJETIVO: avaliar o padrão de consumo e as percepções sobre o uso de álcool por pessoas próximas aos estudantes mexicanos de bacharelado. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo transversal e de abordagem quantitativa, envolvendo 940 estudantes de seis cursos de bacharelado do Estado de Veracruz, México. RESULTADOS: As prevalências de uso foram: 57,4% na vida, 31,5% no último ano, 25,3% no último mês; 7,4 % consumiam alcohol em nível problemático. As percepções negativas sobre o consumo de álcool foram avaliadas por pais e mães, predominantemente entre os estudantes com consumo de baixo risco. CONCLUSÃO: O consumo de álcool entre estudantes de bacharelado é elevado, principalmente entre os homens, com início cada vez mais precoce e incidência de intoxicação. Além disso, é muito presente entre estudantes com problemas nas relações parentais. Os resultados podem subsidiar o desenvolvimento de programas preventivos em relação ao consumo de álcool no âmbito escolar.

Palavras-chave : Consumo de Álcool; Adolescente; Estudantes de Bacharelado; Epidemiologia; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License