SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Consultoria e ligação em saúde mental na perspectiva da equipe da Estratégia de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MOLL, Marciana Fernandes et al. Síndrome de abstinência alcoólica: conhecimentos e cuidados da Enfermagem na clínica cirúrgica do hospital geral. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.3, pp. 1-8. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150193.

OBJETIVO: investigar o conhecimento da equipe de Enfermagem sobre a síndrome de abstinência alcoólica e descrever os cuidados prestados por essa equipe às pessoas com síndrome de abstinência alcoólica internadas na clínica cirúrgica. MÉTODO: estudo descritivo e qualitativo com 22 profissionais de Enfermagem que atuavam na clínica cirúrgica de um hospital geral e responderam a uma entrevista semiestruturada gravada e posteriormente transcrita. A Análise de Conteúdo e a Análise Temática foram utilizadas para avaliar os dados. RESULTADOS: foram identificadas as categorias "O conhecimento da equipe de Enfermagem sobre a síndrome de abstinência alcoólica" e "Os cuidados prestados pela equipe de Enfermagem diante de pessoas em síndrome de abstinência alcoólica". A equipe de Enfermagem reconhece os sinais e sintomas da síndrome de abstinência alcoólica, mas não os diferencia em orgânicos e psíquicos. Prioriza-se a contenção mecânica associada à farmacoterapia na prestação dos cuidados. CONCLUSÃO: recomenda-se sensibilizar e qualificar as equipes de Enfermagem para uma assistência pautada nas reais necessidades das pessoas com síndrome de abstinência alcoólica, pois esse é um desafio a ser superado para oferecer maior segurança no processo cirúrgico.

Palavras-chave : Enfermagem; Hospitalização; Abstinência de Álcool; Conhecimento; Segurança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License