SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Representação social do consumo de álcool em idosos de uma população quilombolaO uso de bebida alcoólica entre gestantes adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CAMARGO, Elisa Carneiro Pereira et al. Uso e abuso de drogas entre universitários e a sua interface com as políticas públicas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.4, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000364.

OBJETIVO: analisar o significado do uso e do abuso de álcool e/ou de outras drogas entre os universitários em consonância com as políticas públicas brasileiras sobre drogas. MÉTODO: participaram 49 universitários de uma Instituição Pública de Ensino Superior da região Sudeste do Brasil. RESULTADOS: pela Análise de Conteúdo de Bardin elaborou-se a categoria analítica: "Dissonância entre as políticas públicas e o significado do uso de drogas entre universitários". O uso e o abuso de drogas inicia-se na adolescência; estimulado pelos familiares e amigos, e remete à felicidade e à fuga dos problemas. CONCLUSÃO: é fundamental conhecer o significado do uso e do abuso de drogas, sob a ótica do universitário para a elaboração e a implementação de políticas públicas.

Palavras-chave : Estudantes; Universidade; Abuso de Drogas; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License