SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Perspectiva do usuário de drogas sobre seu tratamento e a rede de atenção psicossocialConsumo de crack: característica de usuários em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CERVIERI, Nayelen Brambila et al. O acesso aos serviços de saúde na perspectiva de pessoas em situação de rua. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.4, pp. 1-8. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151229.

OBJETIVO: identificar a percepção das pessoas em situação de rua sobre as barreiras encontradas para garantia do acesso aos serviços de saúde. MÉTODO: pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, realizada em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em uma casa de passagem do município da região norte do estado de Mato Grosso do Sul. Os participantes foram 11 indivíduos em situação de rua. A coleta foi feita por meio de entrevistas utilizando o instrumento semiestruturado, analisadas por meio da análise temática. RESULTADOS: pode-se descrever dois momentos: "o viver na rua" e "o acesso à saúde". No processo de viver na rua, muitos relataram ter se acostumado com a situação de rua. O acesso aos serviços de saúde se deu em pronto-atendimentos devido a situações emergenciais. Experiências positivas e negativas foram relatadas. CONCLUSÃO: acredita-se que, ao se compreender as peculiaridades dessa população e suas demandas, uma assistência de melhor qualidade pode ser oferecida.

Palavras-chave : Pessoas em Situação de Rua; Serviços de Saúde; Políticas Públicas; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License