SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4A percepção de caminhoneiros sobre o uso de substâncias psicoativas no trabalho: um estudo etnográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ARAUJO, Cristiana Nelise de Paula  e  CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Percepção do familiar sobre o tratamento de usuários de drogas: revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2019, vol.15, n.4, pp. 1-13. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.152502.

OBJETIVO: realizar revisão integrativa da literatura nacional sobre os tratamentos de usuários de álcool e outras drogas a partir da perspectiva de seus familiares. MÉTODO: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura nacional, nos portais Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nas bases de dados Web of Science, The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e PsycINFO. Após o processo de análise dos estudos recuperados, foram selecionados 21 estudos. RESULTADOS: na literatura demonstrou-se que os familiares reconheceram os serviços extra-hospitalares como importantes para melhorar as relações familiares e as condições de saúde do usuário, sendo importante a inclusão dos familiares nos espaços de tratamento para ajudar os usuários de drogas. Contudo, foram apontados, em estudos, fatores como a insuficiência desses serviços em atender a demanda apresentada, as barreiras no acesso ao tratamento e o desconhecimento desses serviços, contribuindo para a busca de internações - algumas, inclusive, forçadas. CONCLUSÃO: é necessária a ampliação dos serviços extrahospitalares, com o oferecimento de apoio aos familiares de usuários de drogas.

Palavras-chave : Família; Usuários de Drogas; Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias; Resultado do Tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License