SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Assistência dos profissionais de saúde às crianças e adolescentes em situações de violênciaCaracterização de pacientes intoxicados por drogas de abuso em terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RODOVALHO, Ana Laura Pires  e  PEGORARO, Renata Fabiana. O Centro de Atenção Psicossocial segundo familiares de usuários: um estudo a partir dos itinerários terapêuticos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 1-8. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.150161.

OBJETIVO: este artigo investigou, a partir do itinerário terapêutico do usuário, a percepção dos familiares sobre o tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial. MÉTODO: foram entrevistados dez familiares de pessoas em tratamento em Centro de Atenção Psicossocial com ao menos uma internação psiquiátrica. RESULTADOS: a internação psiquiátrica foi o primeiro serviço utilizado na rede de atenção psicossocial. O Centro de Atenção Psicossocial foi compreendido como um serviço com equipe acolhedora que, utilizando de diferentes ferramentas de cuidado, auxiliou a estabilização do quadro do usuário. Enfatizou-se o tratamento medicamentoso, visto como capaz de eliminar comportamentos indesejáveis à família. CONCLUSÃO: houve satisfação da família ao cuidado prestado pelo serviço. Alguns pontos ainda precisariam ser aprimorados para o oferecimento de cuidado mais efetivo.

Palavras-chave : Família; Serviços de Saúde Mental; Pesquisa Qualitativa; Internação Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License