SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Uso de álcool e tabaco entre universitários de Terapia Ocupacional de uma universidade públicaTentativa de suicídio e fatores associados ao padrão uso e abuso do álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FREIRE, Maria Cássia Corrêa Mazzi; MARIN, Maria José Sanches; LAZARINI, Carlos Alberto  e  DAMACENO, Daniela Garcia. Condições de vida e saúde de idosos com transtornos mentais de acordo com o sexo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 1-11. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153846.

OBJETIVO: analisar as condições de vida e saúde de idosos usuários de ambulatório de saúde mental de acordo com o sexo. MÉTODO: estudo transversal realizado em Ambulatório de Saúde Mental do interior paulista, Brasil, com 138 idosos, por meio de entrevistas. As análises inferenciais foram realizadas por meio do teste de qui-quadrado de Pearson e da extensão do teste exato de Fisher. RESULTADOS: as mulheres realizavam mais frequentemente prevenção de câncer, vacinação da gripe, uso de aparelhos auxiliares, quando necessários; apresentaram diagnósticos em saúde mental realizados na vida adulta, estado conjugal "vive só", independência nas atividades de vida diária e transtornos de humor e de personalidade. Os homens tiveram diagnósticos em saúde mental mais tardios, uso pregresso de álcool e transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÃO: as condições de vida e saúde dos idosos com transtorno mental apresentaram características diferentes quando se comparou o sexo masculino com o feminino. Isto evidencia a necessidade da busca pelo conhecimento das diferenças, para quem os atende profissionalmente, considerando os contextos que acarretaram o adoecimento e as condições atuais de saúde.

Palavras-chave : Condições Sociais; Saúde Mental; Idoso; Nível de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License