SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Uso do mídia facebook e persuasão interpessoal em massa: preditores do consumo de álcool em jovensPerfil epidemiológico dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LIMA, Lorraine Garbellini Barbosa; SANTOS, Ariana Elite dos; SANTOS, Bruna Lopes Cardoso dos  e  PEDRAO, Luiz Jorge. Características de usuários com diagnóstico de Transtorno Depressivo atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 1-9. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.160754.

OBJETIVO: descrever o perfil de usuários diagnosticados com transtorno depressivo atendidos em um centro de atenção psicossocial de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. MÉTODO: quantitativo, descritivo, exploratório, de natureza epidemiológica. Os dados foram extraídos do prontuário de usuários atendidos dentro do período selecionado, compilados em planilha do Microsoft Excel 2016 e analisados no software estatístico Stata 16. RESULTADOS: prevalência do sexo feminino, idade média de 48 anos, sem companheiro (a), sem variação significativa do histórico familiar, um nível de escolaridade que permite o seu ingresso no mercado de trabalho, sem comorbidades, que não utilizam substâncias químicas e sem variação significativa à ideação suicida. CONCLUSÃO: com a análise das variáveis, foi possível compreender melhor as características dos usuários, o que poderá contribuir para planejamentos assistenciais mais adequados a essa população.

Palavras-chave : Enfermagem Psiquiátrica; Psiquiatria; Saúde Mental; Transtorno Depressivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License