SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características de usuários com diagnóstico de Transtorno Depressivo atendidos em um Centro de Atenção PsicossocialAnsiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BARBOSA, Camila Gomes; MEIRA, Paulo Roberto Marinho; NERY, Joilda Silva  e  GONDIM, Bruno Bezerra. Perfil epidemiológico dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 01-08. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.156687.

OBJETIVO: analisar as características clínicas e sociodemográficas dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) do município de Paulo Afonso - Bahia. MÉTODO: trata-se de um estudo quantitativo e transversal, realizado a partir do levantamento de dados dos pacientes frequentadores do CAPS II de Paulo Afonso, no ano de 2018. Aspectos clínicos e sociodemográficos foram obtidos a partir dos prontuários médicos dos usuários ativos do serviço cujos anos de cadastramento variaram de 2006 a 2018. RESULTADOS: prevaleceram o sexo feminino, o estado civil solteiro, o Ensino Fundamental incompleto e o analfabetismo, a faixa etária entre 40 e 49 anos, os indivíduos ocupados, a assistência não intensiva e a admissão por encaminhamento. O diagnóstico mais frequente foi do grupo dos transtornos esquizofrênicos, esquizotípicos e delirantes. Os diagnósticos associaram-se significativamente à variável "sexo", sendo o gênero masculino com maior prevalência de transtornos nos grupos dos transtornos mentais orgânicos, esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes e retardo mental. Já o feminino obteve maior proporção nos transtornos do humor e transtornos neuróticos relacionados com o estresse e somatoformes. CONCLUSÃO: os dados obtidos neste estudo possuem relevância para contribuir com o direcionamento de estratégias de aprimoramento e organização do Centro de Atenção Psicossocial de Paulo Afonso.

Palavras-chave : Transtornos Mentais; Perfil Epidemiológico; Centros de Atenção Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License