SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Epidemiological profile of the users of a Psychosocial Care CenterDepression in pregnancy: risk factors associated with its occurrence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; ASFORA, Gabriela Catel Abrahamian  and  MOURA, Marina Carvalho de. Ansiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 01-08. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.155334.

OBJETIVO: identificar a frequência de ansiedade, depressão e uso de substâncias psicoativas em universitários. MÉTODO: estudo transversal. Os dados foram coletados utilizando a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e questões sobre o uso de substâncias psicoativas. RESULTADOS: foram entrevistados estudantes do primeiro ao sexto período de uma faculdade privada especializada em saúde no nordeste do Brasil. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, para caracterizar a população e o uso de substâncias psicoativas, e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Participaram 116 estudantes e 51,72% responderam fazer uso de alguma substância psicoativa, principalmente do álcool. Sintomas de ansiedade estiveram presentes em 28,45% e de depressão em 16,38%. CONCLUSÃO: a pesquisa apresentou dados compatíveis com os de outros estudos com esse tipo de população, identificando maior frequência de uso de substâncias em estudantes com sintomas de ansiedade.

Keywords : Abuso de Substâncias; Estudantes; Ansiedade; Depressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License