SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Habilidades sociales de usuarios de crack acogidos en comunidades terapéuticasUso de sustancias en adultos en situación de calle y asociación con mindfulness índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

FOPPA, Diogo Fiorello  y  GRIGOLO, Tânia Maris. Os significados de uma Unidade de Acolhimento transitória para usuários de drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 16-24. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.158015.

OBJETIVO: este estudo teve como objetivo compreender os significados da experiência do acolhimento residencial transitório, em uma Unidade de Acolhimento, da perspectiva dos usuários. MÉTODO: para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se da etnografia como estratégia metodológica. O procedimento de coleta de dados envolveu a observação participante com o total de doze usuários e entrevistas abertas com sete destes. A análise foi feita por meio da triangulação dos dados e, para a apresentação, utilizou-se da História Natural da Pesquisa. RESULTADOS: os resultados apontaram que a unidade representa um local de vínculo, com possibilidade do cuidado de si e em liberdade, além da possibilidade da redução do uso de drogas. CONCLUSÃO: concluiu-se que se trata de um espaço potente que pode ser utilizado tanto para a saída efetiva quanto apenas temporária das ruas.

Palabras clave : Saúde Mental; Pessoas em Situação de Rua; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Antropologia Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License